Você está aqui: Página Inicial > Cerimonial militar > Cerimônias

Cerimônias

Entrega de Cartas Credenciais

Cerimônia de grande destaque é a de entrega de cartas credenciais, quando embaixadores recém-nomeados comparecem ao Palácio, em oportunidades propostas pelo Itamaraty, e são recebidos pelo Presidente da República.

Presidenta Dilma Rousseff recebe Cartas Credenciais do Embaixador da República Francesa, Denis Pietton, no Palácio do Planalto. (Brasília - DF, 31/10/2013)



Recepção de Chefes de Estado ou de Governo Estrangeiro

2stu6914 copy.jpg

 

As solenidades de maior brilho são promovidas durante a recepção de Chefe de Estado ou de Governo estrangeiro ao Palácio do Planalto. O formato da recepção é definido pelo Cerimonial de Estado do Ministério das Relações Exteriores.

 

Hasteamento e arriação solene da Bandeira Nacional

Bandeira

Diariamente, as atividades do cerimonial militar incluem, às 08:00 horas, o hasteamento e, às 18:00 horas, a arriação solene da Bandeira Nacional, com seus guardas usando trajes históricos.

Às sextas-feiras, as cerimônias contam, além da tropa prevista para a arriação diária, com a Banda de Música e Dragões ou Granadeiros. Nesse dia, a arriação da Bandeira Nacional ocorre às 17:00 horas.

 

 

Troca da Guarda do Palácio do Planalto

TROCA_FINAL.jpg

Digna de registro, ainda, é a cerimônia de Troca da Guarda do Palácio do Planalto, realizada semestralmente pelo Batalhão da Guarda Presidencial e pelos Dragões da Independência, contando com a presença de autoridades civis e militares.

Simultaneamente, ocorre a Troca das Guardas nos Palácios Alvorada e Jaburu e na Granja do Torto.